As senhoras estão muito cansadas.

Hoje tive que ir ao banco. Coisa para durar uma hora de tempo, como se diz por aqui. Ou mais.

Como ir ao banco é coisa para durar muito e muito tempo, há pessoas que esperam sentadas e outras que esperam, em fim, em pé. Independentemente do lugar na fila que ocupam.

Hoje não foi excepção. Chegar, preencher o papel (que no final não serviu para nada) e ir para a fila. Tudo como sempre. Até que… Duas cadeiras ficaram vagas. E olharam para nós. Eu e a mamã que estava à minha frente. E um senhor fez sinal com a mão para que, eu e ela, nos sentássemos. Agradecemos e lá fomos em direcção às tais cadeiras.

Eis senão quando, quase ao mesmo tempo, o senhor que estava ao meu lado acrescenta: “sim, podem sentar-se. Nós somos mais jovens podemos ficar de pé.”…

“Desculpe?! (Inserir imagem de chamas a saírem dos nossos olhos raiados ao mesmo tempo que esboçamos aquele sorriso parvo do “deves estar a brincar!”) Está a chamar-nos velhas?”

“Bem, não”… tentou ele, meio atordoado pelo olhar fulminante. “É só porque sei que as mulheres estão sempre mais cansadas… Porque passam muito tempo na cozinha e tal…”

Estava eu já de lança chamas na mão quando a mamã, em toda a sua grandeza, levanta a mão, faz sinal para que se cale e em toda a sua sabedoria diz: Está dito, não há como desdizer.

Não tem como mesmo. É isto. Em pleno 2018.

Um pouco de tempo mais tarde, o senhor lá arranjou uma cadeira para descansar as suas jovens pernas. E do alto de todo o seu cavalheirismo passou à nossa frente.

Estive quase para lhe ir dizer: “Tem toda a razão, caro senhor. As senhoras estão muito cansadas. Mas não é da cozinha.”

(E eu que não sou cá de coisas, só espero que lhe apareçam sempre muitas cadeiras na vida. Para ir descansando as suas jovens pernas enquanto espera por essa dama que lhe vai preparar a papinha toda.)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s